imagem contendo o logo da UFS

Campus de Itabaiana produz álcool 70% glicerinado para a Saúde do município

A equipe é formada por sete profissionais e alunos e já foram produzidos 170L de álcool 70% glicerinado

Uma ação integrada entre professores, técnicos e alunos do Departamento de Química da UFS/Campus Itabaiana (DQCI), Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) e Laboratório de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (LTMA da UFS São Cristóvão), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretaria de Saúde, está produzindo álcool 70% glicerinado para ajudar no atendimento dos postos da rede do município serrano.

A equipe é formada por sete profissionais e alunos e a produção foi iniciada nesta quinta-feira, 26, quando foram produzidos 170 litros de álcool 70% glicerinado. “A distribuição para as unidades de saúde do município fica sob responsabilidade da Secretaria de Saúde. Outra parte do que está sendo produzido deveremos distribuir para órgãos que prestam serviços essenciais ao município, como Hospital Regional, Polícia, Bombeiros e SAMU”, informa o professor Silvânio Silvério Lopes da Costa, da Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da UFS, coordenador do LTMA.

Segundo ele, as discussões iniciaram no último dia 20 e uma reunião presencial com a Secretaria de Saúde de Itabaiana aconteceu na última segunda-feira, 23. Três dias depois iniciou-se a produção, que é feita com insumos próprios, da UFS e de pesquisadores da instituição. “O álcool enviado pela prefeitura para transformar em álcool 70% será retornado para o município”, diz o professor Silvânio.

O álcool etílico glicerinado tem na sua formulação álcool, glicerina, peróxido de hidrogênio e água. A glicerina funciona como hidratante para as mãos, já que a alta concentração de álcool resseca a pele. “O álcool pode ser usado para limpeza de superfícies e para higienização das mãos. A adição de glicerol serve para conferir ao álcool propriedades umectantes, torná-lo mais agradável para a pele”, acrescenta.

Integram a equipe os professores José Ronaldo dos Santos, Departamento de Biociências (DBCI), Valéria Priscila Barros (DQCI) e Renata Kaminski (DQCI), os três do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), Campus Itabaiana.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor